Sexta-feira, 2 de Novembro de 2012

Paz

Há uma nova corrente pelas redes sociais a sugerir que o desmantelamento do Estado Social (que dá outra discussão) vai dar em guerra certa por essa Europa. Talvez seja uma ideia popularizada por Vasco Lourenço - um dos tais diáconos do 25 de Abril - aos media ou simplesmente este serviu de porta-voz a esta corrente.

 

Confesso que não sou conhecedor de todos os factos e pormenores para esmiuçar esta teoria - teoria? acho que foi dado como certo -, mas, assim de repente, isto parece-me... ridículo.

 

Ora bem, a União Europeia serviu (também) como uma estratégia de longo termo para paz na Europa que teve sucesso? Parece-me consensual que sim.

A construção do Estado Social (ou Providência) foi em época idêntica? Não podendo precisar ao pormenor, mas deve ser isso.

Podemos extrapolar então que o Estado Social é garante da paz? Epá, aqui acho que já não há ponta por onde se pegue. Talvez uma, muito enrodilhada que explicarei à frente, mas que me parece falaciosa.

 

Esta argumentação parece-me muito próxima da argumentação da malta do Estado Minimalista que diz que não há democracia com um Estado Gordo porque a maior parte da população fica dependente deste e só votará nos partidos que defenda o tal Estado Gordo. É um tipo de argumentação chantagiosa... podes escolher, mas tem de ser por aqui. Afinal, há muitos "só temos um caminho".

 

No entanto, vamos esmiuçar esta teoria. Assim, sem conhecer os factos históricos ao detalhe, parece-me que a Europa estar em guerra ou não, nunca se deveu a ter um Estado Providência ou não, nem sei qual a base história ou argumentativa para defender tal coisa. Parece-me, assim por acaso, que isso deve-se sobretudo aos esforços de cooperação económica entre Estados desde a II Guerra Mundial. E nem me parece provável que se a União Europeia caisse amanhã, que dentro de 10 anos haveria uma guerra entre povos europeus.

 

A única argumentação que me parece plausível, embora falaciosa, defender-se seria que sem Estado Providência não haveria paz social, sem paz social surge o populismo, com o populismo sugirá o radicalismo no poder (nacionalismos, comunismos e afins) e aí já há uma base para confronto entre povos ou nações.

 

Tudo isto me parece falacioso, até porque a paz social é subjectiva. No EUA, não se pode dizer que existe paz social? Não é mais desigual que a maioria da Europa e com menos Estado Providência?

escrito por João Saro às 04:07
link | favorito
De Rita a 2 de Novembro de 2012
O raciocínio é mesmo o do teu 6º paragrafo...tb concordo que não há paz social nos EUA, não só porque tem menos Estado providencia (que, foi criado, como sabes, como mecanismo de "redistribuição da 'riqueza'", para garantir a todos/as mínimos (de saúde, educação, entre outras). só que há uma diferença contextual, vá, que ajuda a conter a violência social (irrita-me chamar a isto violência social, porque, na verdade, não concordo muito, muitas vezes, com a separação entre violência social e política...mas isto seria outra outra posta de pescada) nos EUA e que tem a ver com uma cena altamente (not) que é o que wacquant chamou a criação de um Estado penal e que ele vê como a consequencia do emagrecimento do Estado social, que se manifesta sobretudo no nº de prisões e nº de presos. wacquant diz uma coisa sb os EUA que é interessante - mas tb se pode aplicar a tantos outros contextos, como na América Latina e Ásia - justamente os que defendem o emagrecimento do Estado nas áreas sociais, defendem o processo inverso (engorda para aí!) das capacidades penais (repressivas) do Estado.
Rita
Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre quem digo que sou

Pesquisar neste blog

Links

Posts recentes

AD.dicts

Os bustos

Adopção = Sexo

O Benfica joga no domingo

O balde de gelo

Buraco Negro

Médio Oriente: a solução!

"We need to talk about Is...

4th July - Made in...

Cenas épicas

Arquivos

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Maio 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Escritório

Bloco de notas

subscrever feeds